sexta-feira, 28 de maio de 2010

Fé vem pelo ouvir a palavra

(Ro 10:17)
Fico encantada ao perceber como há confirmação da Palavra nela própria. Deus vela para que ela se cumpra e confirme sua eficácia.
Paulo teve revelação do versículo citado séculos depois da queda, porém, desde o Gênesis podemos ver essa realidade sendo gerada (fé vem pelo ouvir...).
Quando Adão desobedeceu, Deus poderia ter voltado à eternidade e continuado sua vida... Filho e Espírito.
Chega ao jardim e não encontra o casal como de costume. O previsto na eternidade aconteceu: o homem desobedeceu... Jesus precisava vir.
Chamar por Adão naquele momento era certeza de divisão e encontra-lo era tristeza... O momento chegara...
Dada todas as sentenças, Deus, na sua misericórdia, deixa uma pista: cobre o casal com pele de animal (isso me lembra dois momentos: Ex. 12:3 a 7 e Jó 18:12).
Adão e Eva teriam que conviver com essas lembranças. Um dos seus animais foi morto para lhes cobrir: essa foi a pista! Sentiram dor pelo sacrifício do animal que conviveram e amavam. Sabiam que era puro e sem mancha. Essa dor serviu para trazer a “Palavra”.
Que amor é esse?? Todos os projetos jogados fora pela criatura e Deus, como o pai do filho pródigo, espera que este se aperceba da casa do Pai e volte. Nesse caso, a volta seria retomar a comunhão entre Deus e o homem. Uma porta precisava ser aberta nessa barreira criada...
Eu creio que todas essas coisas foram faladas pelo casal aos filhos na viração do dia e assim a fé foi sendo gerada no coração de Abel e ele pôde acertar o alvo daquela época e iniciar a volta que chegaria a Jesus.
Creio que ali aconteceu o 1º avivamento.
Deus fala novamente com o homem que criara. (de novo lembro-me de outro versículo: Mt18:12.
Deus vai ao encontro de Caim na tentativa de trazê-lo de volta. Sabia que Abel o havia encontrado e nada poderia separá-lo do seu amor.
Uma das descrições (Gn 4:6,7) mais bonitas da Bíblia foi uma prévia da grande reconciliação que Jesus promoveria ao morrer.
O primeiro traço da linha invisível foi dado ali: a pessoa que seus pais tanto falavam era real! Ele sentiu o cheiro de oferta suave e aceitável.
Falar a palavra é fundamental para trazer fé aos nossos corações!

Um comentário:

  1. Como n romper em fé depois de dias separados para ouvir e comer de DEUS?! Vamos fortalecer a nossa fé junto aos irmãos pela palavra q será liberada lá, vamos?! Por favor Geu!!!

    ResponderExcluir